Campanha de imunização contra gripe 2018
O Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove a partir de 23 de abril até o dia 1º de junho, a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2018, nas unidades de saúde. Com o público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), a ação tem o objetivo de vacinar contra a gripe para reduzir as infecções e os casos de vírus pela influenza. A mobilização nacional, conhecida como dia D de Vacinação, está programa para acontecer no sábado, 12 de maio.
A vacina contra a gripe tem como objetivo reduzir as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou até mesmo óbitos. A campanha visa proteger o grupo prioritário contra os três subtipos vírus da gripe: Influenza B, H1N1 e H3N2. A ação deve vacinar cerca de 54,4 milhões de pessoas preconizadas pelo Ministério, seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (SMS), com base em estudos epidemiológicos e observação do comportamento das infecções respiratórias.
Estão inseridos no grupo prioritário pessoas a partir 60 anos de idade, crianças de seis meses e menores de cinco anos de idade, gestantes em qualquer idade gestacional, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do Sistema Prisional. Além desses, precisam apresentar documentação para comprovar a sua condição e também estão no grupo as puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Durante a campanha, as vacinas estarão disponibilizadas, de segunda a sexta-feira, em todas as salas de vacina das unidades/postos de saúde do município