Ouvidoria
Ouvidoria
O que é a Ouvidoria?
É um canal de comunicação direta entre a população e a Câmara Municipal, podendo ser considerada como:
- Um instrumento que contribui para fazer valer os direitos dos cidadãos e implementar o controle social sobre as ações do Legislativo Municipal;
- Um instrumento de responsabilidade dos gestores públicos e servidores municipais, pelos seus atos e qualidade dos serviços prestados;
- Um olhar externo sobre a ação do Poder Público.
Quais são os tipos de atendimento prestados pela Ouvidoria?
- Denúncias: Fatos graves contrários às leis municipais vigentes;
- Solicitações: Pedidos de serviços e de atendimentos;
- Sugestões: Para serem adotadas em qualquer setor da Câmara Municipal;
- Reclamações: Quando solicitações feitas anteriormente aos diversos setores da Câmara Municipal não forem atendidas;
- E também Elogios.
O Atendimento também pode ser feito de que forma?
- Pessoalmente, dirigindo-se até a Ouvidoria no seguinte endereço: Rua João dos Santos, nº 21 – Centro – Nesta Cidade.
Obs: No caso do analfabeto, será lavrada ata da reclamação ou denúncia, observado o seguinte procedimento:
– Leitura da ata diante do reclamante juntamente com a posição da impressão digital do reclamante;
- Por telefone através do numero (82) 3297-1180
- Por meio eletrônico, através do e-mail ouvidoria@japaratinga.al.leg.br
Obs: Em todos os modos o munícipio poderá exigir da Ouvidoria que sua identidade seja mantida em sigilo.
Acesso a Informação
Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão
O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e entidades do Legislativo Municipal.